TELEFONE:
(34) 3083-2154
SOLICITE UMA LIGAÇÃO
 

AWS Lambda

Soluções Lambda

O AWS Lambda é um serviço da AWS que permite a execução de código sem necessidade de provisionamento / gerenciamento de infraestrutura.

Pode ser utilizado para execução de uma variada gama de aplicações (tais como aplicativos, serviços de back-end, processamento de cadeias de dados, processamento de arquivos, streaming, IoT, etc.). Para isto, basta aplicar o código a ser processado pelo Lambda, e a AWS se encarrega de garantir sua execução, de forma escalar, uniforme e com alta disponibilidade.

Muito utilizado em workloads de processamento rápido, de curta duração, com carga variada, com alto nível de concorrência, com implementação extremamente rápida, e custo on-demand, ou seja, você paga somente pelo que utilizar.

É muito fácil de se implementar, e garante extrema agilidade e qualidade de entrega para suas aplicações. Saiba mais em: https://aws.amazon.com/pt/lambda/

A Projetas é especializada em soluções de processamento em cloud e, especificamente em arquitetura Serverless, utilizando AWS Lambda, com extrema proficiência em nossos clientes. 

Atualmente nos posicionamos como parceiros de excelência na AWS, com vários atestados de competência, em várias áreas de atuação (acompanhe aqui nossa trajetória: Projetas on AWS).


CASE LAMBDA BANCO bmg

Introdução:


O Banco BMG é um Banco Múltiplo brasileiro, com mais de 80 anos de história, sendo uma referência em crédito pessoal consignado.


Em 2017 iniciou o processo de criação da conta digital BMG, tendo rápida adesão do mercado, acelerando assim a jornada de transformação digital e migração de serviços para Cloud, e contou com a Projetas em todo este processo.


Atualmente a Projetas é um parceiro prime do Banco BMG em soluções de Cloud, e aqui apresentamos uma das frentes abordadas, utilizando arquitetura Serverless com AWS Lambda:


Desafios Apresentados:


Criação de um processo de captação e análise de dados em tempo próximo do real, para acompanhamento do cadastramento de clientes na Conta Digital do Banco BMG;


Criação da estrutura de Data Lake inicial do Banco BMG, que será o repositório unificado e confiável de informações, para demandas de Análise / Ciência de Dados.

Soluções Adotadas:

A Projetas realizou um trabalho de consultoria, validando as necessidades apontadas pelo BMG, e, levando em consideração o cenário futuro do banco, necessidades de negócio e perspectivas de crescimento, posicionou AWS como parceira estratégica capaz de dar todo o suporte necessário para atendimento de tais requisitos, tanto do ponto de vista de processos de inteligência de dados, quanto de infraestrutura.


Para implementação, o projeto foi estruturado da seguinte maneira:

• Criação das instâncias de serviços de Data Lake em Cloud AWS, de acordo com a arquitetura proposta, utilizando-se dos seguintes serviços:

o AWS Lambda

o Kinesis Data Streams / Firehose

o S3

o Redshift Spectrum

o Athena

o QuickSight

• Criação dos processos de ingestão de dados de logs em streaming, utilizando os serviços acima descritos;
• Geração de Análises para acompanhamento de campanhas / mídias;
• Geração de processos de análise da trilha de cadastramento da conta digital.

Benefícios Alcançados:

O case foi um sucesso total, devido ao rápido tempo de implantação de toda a solução (cerca de 8 semanas) e aos excelentes resultados alcançados, ao final tivemos:


• Redução drástica no tempo de análise das informações (De 12 dias para ~1 minuto);
• Melhoria na efetividade do cadastro de contas digitais, através da análise detalhada dos cenários de sucesso/desistência do cliente, bem como ações efetivas de backoffice em tempo real para solução de problemas no onboarding;
• Entrega das informações para o time de Data Science de forma rápida e simples;
• Monitoramento de Campanhas / Mídias para os clientes em tempo de execução, permitindo reações rápidas, direcionamento de mídia em tempo próximo do real, garantindo a efetividade do processo;
• Aumento do engajamento no APP;
• Extrema confiabilidade no processo, tanto do ponto de vista de segurança, quanto de garantia de veracidade dos dados, bem como disponibilidade e durabilidade, sem necessidade de provisionamento de infra.

Ao final, a satisfação do Banco BMG com a entrega foi tão expressiva, que foram criados times exclusivos para criação de processos de inteligência de dados, bem como para geração de serviços da operação do Banco BMG na Cloud AWS.


Desde então, houve uma aceleração no processo de transformação digital do Banco, e vários outros projetos foram entregues com sucesso, tais como:


• Projeto cache de aplicações do Banco BMG em cloud
• Projeto LGPD
• Integração e análise de dados contábeis no Data Lake
• Ingestão e entrega de informações de várias fontes, tais como consumo de cartões, interações com Twiter, etc.
• Projeto Open Banking