TELEFONE:
(34) 3083-2154
SOLICITE UMA LIGAÇÃO
 

O que é 

Governança de Dados?

O que é Governança de Dados?

A Governança de Dados é uma série de boas práticas e processos que ajudam a garantir o gerenciamento formal de ativos de dados dentro de uma organização. A sua importância lida com o crescimento da receita da sua empresa, maior transparência e confiabilidade das informações, aumento do valor dos dados na empresa, maior rastreabilidade dos dados, maior acessibilidade dos usuários aos dados e mitigar os riscos de negócio. Os principais conceitos que abrange a área de governança de dados são: 

  • Qualidade dos Dados 
  • Arquitetura dos Dados
  • Modelagem dos Dados
  • Metadados e Glossários 
  • Linhagem dos Dados
  • Segurança dos Dados
  • Integração dos Dados
  • Armazenamento dos Dados
  • Business Intelligence
  • Documentos e Conteúdo 

Para garantir que os principais dados da sua empresa sejam coordenados de forma precisa, unificada, consistente e completa faz necessário a escolha de ferramentas que possam facilitar o gerenciamento dos dados. 

A Capterra contém uma vasta lista de ferramentas de governança de dados que permite comparar os produtos e suas respectivas funcionalidades suportadas. A lista foi gerada de uma pesquisa independente dos próprios usuários. Você pode estar acessando através do link: https://www.capterra.com/data-governance-software/ Se você estiver implementando governança de dados na sua empresa vale a pena explorar este website. 

Outro relatório para auxiliar no direcionamento na escolha de tecnologias focadas em Governança de Dados é o quadrante mágico da Gartner. O quadrante mágico Gartner é um relatório anual disponibilizado pelo Grupo Gartner. Ele dá um panorama das empresas que compõem o mercado tecnológico, apontando os líderes, os desafiantes, os visionários e os competidores de nicho. A figura abaixo exibe os principais líderes do quadrante mágico da Gartner para soluções de gerenciamento de metadados. Os metadados descrevem e fornecem as informações sobre os seus dados, ou seja, são dados sobre os dados.

As três ferramentas mais bem posicionadas foram a Informatica, Colibra e a Alation. Vale a pena executar uma demo com cada uma delas e avaliar qual se aplica melhor na sua organização. O mais importante é identificar suas necessidades nesta disciplina de governança de dados e buscar processos e ferramentas que as atendam de forma ótima (custo, benefício, aplicação). 

A Projetas tem experiência nestas ferramentas, e ainda em outras também muito bem posicionadas no mercado (IBM, Oracle, Etc.) e pode ajudar sua empresa no processo de avaliação de aderência e implantação do processo de governança como um todo (processos, ferramentas, etc). Espero que tenham gostado desta breve explicação do que é governança de dados, sua abrangência e as principais ferramentas do mercado, sendo uma das áreas com maior demanda profissional nos próximos anos.